domingo, 16 de setembro de 2007

FOTOS E FATOS DE UMA VIAGEM...

Enquanto organizava assuntos, textos e fotos para descrever essa viagem recentemente feita à Europa, alguns sentimentos tomaram conta de mim:
• Gratidão a Deus por ter tido essa oportunidade;
• Reconhecimento da fragilidade humana.
Parece que desde os tempos mais remotos os homens tiveram o desejo de se imortalizar. A Bíblia relata o episódio da Torre de Babel que foi uma dessas tentativas de mostrar poder e domínio dos homens. A impressão é que nada mudou desde então. Os poderosos deste mundo desejam ser divinizados e imortais! Todos os monumentos que vimos no “Velho Mundo” são como que rastros luminosos de um passado cheio de glórias e conquistas aparentes. Digo aparentes, porque se formos estudar a história, identificaremos vilezas por trás de muitos atos!
A viagem e tudo que pude observar, levou-me a concluir: Deus quer que eu perceba quão frágil e passageiro é este mundo e seus impérios e quão belo é o seu projeto para minha vida! “Venha teu Reino, Senhor!”


"Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos" (Salmo 19.1)

Por onde andei nos meses de junho e julho. Como é a Alemanha?
Vou tentar responder de forma resumida a esta pergunta que tenho ouvido com freqüência.
Meu marido e eu ganhamos uma bolsa de estudos para desenvolver um projeto de trabalho relacionado com a pastoral do idoso – da igreja a qual pertencemos: IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) e da EKD (Evangelische Kirche in Deutschland), na Alemanha. Assim, estivemos na Alemanha a maior parte do tempo, pesquisando e estudando o assunto. Visitamos várias instituições que cuidam de idosos e deficientes em diferentes partes na Alemanha. Além do estudo, tivemos a oportunidade de fazer um pouco de turismo na Alemanha e para além das fronteiras da Alemanha, por conta própria, e passar um tempo junto com a filha e genro que moram em Munique.


Rafael e Kátia, Neiva e Zulmir - comemorando meu aniversário em um restaurante indiano em Munique

Viajando e observando ...
1) Alemanha como um destino turístico predileto
2) O que pudemos ver de perto e apreciar do ponto vista turístico e cultural na Alemanha e alguns países vizinhos:
2. A) Nosso turismo fora da Alemanha.
2. B) Munique
2. C) Turismo na Alemanha
3) O “Kirchentag”(Dia da Igreja Luterana) na Alemanha
4) Alemanha dentro do contexto da UE (União Européia)
5) Situações curiosas, engraçadas ...
6) O Sistema Educacional alemão
7) O tema-estudo de nossa viagem de intercâmbio com a EKD (Evangelische Kirche in Deutschland) – Igreja Evangélica Luterana da Alemanha.

3 comentários:

Unknown disse...

Neiva, o blog está muito bem construído!! Fiquei impressionado com o modo culto, eficaz e inteligente como foi escrito. As fotos durante a leitura ficaram ótimas também. Realmente, muito bom!
Continue sempre escrevendo, pois está de parabéns.
Um abraço, Ernesto

Anônimo disse...

Realmente o blog está ótimo!!!
Está de PARABÉNS, as fotos ficaram muito boas e as informações estão bem interessantes... Continue sempre atualizando ok !
Beijos
Rose

Anônimo disse...

bom comeco