domingo, 16 de setembro de 2007

1. ALEMANHA COMO UM DESTINO TURÍSTICO PREDILETO

Recentemente a Alemanha tornou-se o destino cultural número dois da Europa, depois da França e antes da Itália, conforme relata a revista Deutschland. Não é de se admirar – 2000 anos de história cultural européia deixaram suas marcas na Alemanha. Em poucos países, os turistas encontram tal densidade de atrações naturais e culturais.
Petra Hedorfer, diretora-presidente da Central Alemã de Turismo (DZT), afirma que a Copa do Mundo de 2006 foi um tiro certeiro para toda a Alemanha. “Milhões de pessoas em todo o mundo – e não somente torcedores de futebol – olharam para o nosso país. Tenha sido pela televisão ou ao vivo na Alemanha, eles vivenciaram uma festa maravilhosa e puderam convencer-se da jovial e pacífica cordialidade do sonho de verão alemão”.
Bem, se você está convencido de que vale a pena fazer turismo na Alemanha, mas não sabe exatamente por onde começar, aqui vão algumas sugestões – ainda segundo a revista Deutschland:

→ Berlin. Naturalmente. E sempre Berlin. Passar as férias em Berlin pode significar quase tudo, como por exemplo uma viagem cultural por mais de 175 museus que abrigam história, cultura e conhecimento, com coleções excepcionais como as da Ilha dos Museus. E quem aposta mais na wellness, pode se recuperar, por exemplo, num navio de banhos no Spree, onde também se pode nadar numa piscina no inverno. Ou se viaja um par de quilômetros para fora da cidade com o trem de subúrbio S-Bahn, descobrindo em Potsdam a paisagem mágica de castelos e jardins, em meio a lagos e bosques.



→ Castelo de Neuschwanstein. O castelo dos contos de fada, do rei Ludwig II, é o mais visitado da Baviera. Quantas vezes esse castelo foi fotografado? Ninguém sabe. Certo é que o infeliz rei bávaro morou ali apenas 172 dias. Ele não queria que o público tivesse acesso livre ao castelo, mas seis semanas após sua morte, seu castelo já estava aberto aos turistas.



→ A catedral de Colônia. A Kölner Dom, com suas duas torres de 157 metros de altura, é a igreja mais visitada na Alemanha. Segundo a tradição, abriga um grande tesouro: os restos mortais dos três reis magos.



→ O Staatstheater Stuttgart. Um dos maiores teatros da Alemanha nos três ramos: ópera, teatro e balé. Ele recebe regularmente menções honrosas.



→ A igreja Schlosskirche em Wittenberg, a cidade de Martinho Lutero, também foi eleita uma das atrações preferidas dos alemães.

Nenhum comentário: