quinta-feira, 13 de setembro de 2007

6. O SISTEMA EDUCACIONAL ALEMÃO

O Sistema Educacional Alemão

A criança normalmente é alfabetizada aos sete anos. Até a quarta série todas freqüentam a “Haupt Schule”. Durante essas séries iniciais os alunos são observados e acompanhados bem de perto para então, na quarta série, ter a sua continuidade escolar determinada pela escola:
- Os que não alcançaram um aproveitamento de bom a ótimo, continuam na “Haupt Schule” por mais cinco anos. Após esse período devem se preparar para uma profissão (que não envolva tanto o intelecto). Então são mais três anos de aprendizado prático e aulas teóricas duas vezes por semana.
- Os “médios” vão para a “Real Schule” e têm mais seis anos de estudo. Estes geralmente acabam trabalhando em escritórios, bancos e afins.
- Aqueles que se destacam vão para o “Gimnasium” para mais oito anos de estudo – totalizando doze anos de escola básica (que corresponde ao nosso ensino fundamental e médio). Após o “Gimnasium”, o aluno deve fazer um exame chamado “Abitur”. Então, uma vez aprovado e com o seu histórico escolar, estará apto a se candidatar para alguma universidade de sua escolha, sem necessidade de vestibular.

Como professora de inglês em escola pública, não pude evitar de observar algumas coisas:
• O professor de língua estrangeira periodicamente vai se reciclar no país onde a língua é nativa.
• Até a quarta série, o inglês é ensinado informalmente, como tema transversal. Por exemplo, o professor de matemática ensina os numerais em inglês. À partir da 5ª série, o inglês é ensinado de forma sistemática e intensiva. Também é oferecida ao aluno a oportunidade de aprender uma outra língua moderna!
Naturalmente o sistema educacional alemão recebe muitas críticas também; mas parece que assim tem funcionado por muitos anos com bons resultados. Não consegui detectar discriminação ou preconceito com pessoas desta ou daquela formação. Mesmo porque na prática não há grandes diferenças de salários por lá. Uma faxineira, por exemplo, ganha 10 Euros por hora de trabalho.







Um comentário: