segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Faça valer uma vida!

“Os três irmãos, João Roberto, Vanessa e Pedrinho formavam um trio quase que inseparável. Ficar bem juntinhos era a maneira que tinham encontrado para tentar espantar o medo, a solidão, a fome...
- Não chora, Pedrinho. A mamãe vai chegar logo. Ela vai trazer bastante comida gostosa para nós. – Dizia Vanessa, de apenas cinco anos, para seu irmãozinho de três anos .
- É melhor a gente ligar o fogareiro e esquentar o angu que sobrou de ontem. – acrescentava João Roberto, de nove anos.
A mãe se ausentava de casa com frequência e às vezes demorava até cinco dias para aparecer de novo.
Nessas ocasiões as crianças eram socorridas por uma vizinha solidária, mas naquele bairro todos lutavam com dificuldades e nem sempre era possível ajudar. Também não faltava uma criatura má para dizer coisas horríveis para aquelas crianças. Certa vez apareceu um homem que parecia realmente interessado em ajudá-las. Ganhou a confiança dos três irmãos oferecendo bolos, chocolates, refrigerantes. Todo dia ele trazia uma coisa diferente. Mas sua verdadeira intenção era outra e numa dessas ausências da mãe, aconteceu o pior. Houve abuso sexual. A dor, o trauma se instalaram quase que de forma insuportável nas suas vidas.
Finalmente quando a mãe foi e não voltou mais, sendo encontrada morta uma semana depois, as três crianças foram encaminhadas para uma instituição, por ordem judicial”.


Esta história fictícia se aproxima da história real de algumas crianças e jovens que já passaram ou ainda vivem no Sítio Shalom, em Pequeri/MG.







O Sítio Shalom da Associação REMER abriga 36 crianças, em quatro casas. Cada casa tem nove crianças e uma mãe social.

Tudo começou há dezoito anos quando algumas pessoas do Rio de Janeiro procuravam um lugar tranquilo e longe da violência da metrópole para dar continuidade a um trabalho já começado naquela cidade. Uma importante parceria com a Fundação Help Mij Leven, da Holanda, permitiu belos investimentos na área. Tudo para atingir o objetivo de dar condições para que as crianças desenvolvam a saúde integral nos aspectos físico, espiritual, social e psicológico.


Cantinho Literário
Este é um espaço onde as crianças e adolescentes poderão ter acesso ao mundo mágico da leitura e onde desenvolverão diversas habilidades.


Quadra poliesportiva e mesa de pingue-pongue

Nem é preciso ouvir muitas explicações da diretora do Sítio, a psicóloga Janine, para perceber quão sérios são encarados aspectos como o acolhimento afetivo, o apoio a cada criança levando em conta as diferenças individuais e sobretudo uma aceitação incondicional.


Um espaço acolhedor onde a criança ou adolescente percebe a sua importância

Atualmente apenas quatro, das seis casas, estão em uso. É que a ajuda do exterior diminuiu drasticamente de uns tempos para cá. O Sítio Shalom tem direito a verbas municipais, mas os trâmites legais são lentos e difíceis. Resta contar com parcerias e ajuda de pessoas, entidades civis e religiosas.
Ainda como uma extensão do Sítio Shalom, há a Casa do Estudante, em Juiz de Fora que abriga oito jovens. Estes têm o apoio do Colégio Granbery.


Pastor Zulmir e Anderson, administrador do Sítio Shalom

Mas o que é REMER? Associação Refúgio de Meninos(as) de Rua. Trata-se de uma entidade civil filantrópica, constituída em 09 de janeiro de l989, com o objetivo de amparar crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.


Janine, Raquel, Neiva e Pr. Zulmir

O Sítio Shalom, da REMER, existe porque alguns acreditaram e ainda apostam que podem resgatar muitas crianças para uma vida com perspectiva, amparadas pelo nosso amor solidário.

Faça valer uma vida! AJUDE!
Contatos podem ser feitos:
e-mail: sitioshalom.remer@gmail.com
telefone: (32) 3278-1240
Site: www.remer.org.br

Nenhum comentário: